Este panorama lembra-me uma frase da CIC-Portugal: "...Mesmo que distantes, é sempre possível tentar uma ponte."
O Blog surgiu como parte de uma projeto de pesquisa, objetivando o registro de imagens e do diálogo entre Brasil e Angola, a partir do Rio de Janeiro e Luanda. Buscando similaridades no modo de falar, vestir, dançar, comer, festejar, nas práticas culturais, nas religiões e como isso vem se desenvolvendo no século XXI.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Luanda caminha a passos largos.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Uma Janela para Angola.
Com toda certeza, uma das motivações que sustentaram este projeto foram avaliações realizadas nos mais diversos campos e no vazio constatado quanto à sistematização e à veiculação de informações relacionadas ao continente africano e em especial, Angola.
Eu, sabrina de Oliveira, brasileira, estudante de História e apaixonada por livros, senti uma enorme necessidade de conhecer melhor essa cultura, essa gente, esses costumes tão presentes em nossa vida, em nosso dia-a-dia. Fui para Angola em 5 de janeiro de 2012 e fiquei em Luanda durante maravilhosos e enriquecedores 12 dias. Lá eu pude perceber o que nenhum livro poderia mostrar. Os olhos que fitei, os sorrisos que recebi, o carinho e a amizade que construí.
Angola tem muitas faces e em cada face há uma história.
Lembro-me de quando passava pelas ruas, no comércio, as crianças me olhavam com olhos mistos. Um misto de alegria e de tristeza, talvez fosse medo, desconfiança.
Quero propor um retrato da realidade. Não a realidade feia que muitos outros já fizeram, mas a realidade dos olhos de esperança que vi.
Pela janela da alma somos vistos e porque o mundo não nos veria se retratássemos aqueles olhos?
Quero deixar aqui hoje, a inspiração, a fonte para que muitos de vocês, hoje possam olhar de forma diferente para Angola e possam perceber que essa gente tem esperanças de um lugar melhor. Quero mostrar as mudanças, as expectativas, os sonhos.
Assinar:
Postagens (Atom)